Pra começar bem o dia...

Mostra ao mundo quem és e o que vieste fazer nele. O cartão de teus exemplos espelha tua identidade.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O Grande Ditador

O último discurso
        Charles Chaplin, no filme O grande ditador
        “Sinto, mas não quero ser imperador, não é meu trabalho.
        Não pretendo governar nem conquistar nada. Gostaria de ajudar — se fosse possível — a judeus e gentios, negros e brancos. Todos desejamos ajudar-nos. Os humanos são assim. Queremos viver para
a felicidade dos outros e não para fazê-los desgraçados. Por que tenderíamos a odiar e a menosprezar?        Neste mundo há lugar para todos. A Terra, que é generosa e rica, pode abastecer todas as nossas necessidades. 
        O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, mas, apesar de tudo, nos temos perdido. A cobiça envenena a alma dos homens... levanta muralhas de ódio no mundo... está fazendo avançar a miséria e a morte. (…) 
        Não necessitamos de máquinas sem humanidade. Não necessitamos de inteligência sem amor e ternura. Sem estas virtudes tudo é violência e tudo se perde. (…) Neste momento a minha voz chega a milhões de pessoas de todo o mundo... milhões de desesperados, homens, mulheres, crianças, vítimas de um sistema que tortura os humanos e encarcera os inocentes. (…) Me escutas. Onde estiveres, levanta os olhos! Podes ver?    
        O sol rompe as nuvens que se espalham! Saímos da obscuridade e vamos à luz! Entremos em um mundo novo, em um mundo melhor, em que os seres humanos estejam acima da cobiça, do ódio, da hostilidade! Olha para cima. A alma dos homens conseguiu asas e já começa a voar. Voa até o arco-íris, até a luz da esperança. (…).”
Reflexões propostas:

1- Qual trecho do vídeo chamou mais a atenção do grupo? Por quê?
2- O autor fala que “o caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza”. Ele coloca a possibilidade de escolha. Cada um já percebeu que a vida é repleta de escolhas? Qual o caminho que estamos escolhendo para nossas vidas?
3- “Não necessitamos de máquinas sem humanidade. Não necessitamos de inteligência sem amor e ternura. Sem estas virtudes tudo é violência e tudo se perde. (…)” Qual é a mensagem desta frase? Será que vivenciamos o amor e a ternura?
4- E a humanidade, vivencia esses valores? Qual a distância entre a palavra e a ação?
5- Criem um discurso e, se possível,  programem ações para que essas ideias se tornem realidade.
        Os trabalhos podem ser enviados por e-mail para soniaadrianamoreiramarques@gmail.com

Nenhum comentário: