Pra começar bem o dia...

Mostra ao mundo quem és e o que vieste fazer nele. O cartão de teus exemplos espelha tua identidade.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Início do ano letivo / 2012


No dia 23/02/2012, no Plenário da Câmara de vereadores, teve início o ano letivo da rede pública municipal.
Após a cerimônia de abertura, que contou com a presença de autoridades locais, houve uma palestra ministrada pela psicóloga Cláudia Corral sobre o tema “A ética e a estética da professoralidade”.
Durante a palestra, a psicóloga fez vários questionamentos que nos levavam a uma intensa reflexão sobre nosso fazer pedagógico e sobre nossas ações diárias.
Vejamos alguns trechos da palestra que mais chamou minha atenção:
“Que exemplo estou dando do meu envelhecer?”
Com este questionamento, ela nos leva a refletir sobre nossas ações diárias e o comprometimento que temos com a formação dos alunos que chegam até nós, visto que somos modelos para muitos deles.
Nosso modo de agir, pensar e atuar no dia-a-dia é um importante instrumento que os alunos aprendem com a convivência diária.

“O professor que não acredita na possibilidade de modificar-se e auxiliar o outro na sua modificação. Está morrendo nesta tarefa”.
Se acreditamos que somos espíritos em evolução e que é possível nos modificar, corrigindo defeitos e fortalecendo virtudes, aproveitamos cada dia como uma oportunidade única de nos tornarmos melhores.
Como professores, precisamos  acreditar que nossa modificação estimula a modificação do grupo no qual estamos inseridos.

“É papel do professor transformar a curiosidade ingênua em pesquisa epistemológica”.
Amei esta frase, porque acredito que é papel do professor  aguçar a curiosidade do aluno,  instigá-lo a querer saber mais.
 E é maravilhoso quando, motivados por esta curiosidade, crianças, jovens e adultos se regozijam com os resultados de suas pesquisas e partilham com os outros aquilo que aprenderam.
Outros trechos:
“Há uma supervalorização dos conteúdos em detrimento das relações interpessoais”.
“A liberdade é terapêutica e com ela o espaço pedagógico se completa”.
“Não há sujeito sem a produção de marcas no mundo”. (Campos)
“Não há sujeitos sem desejos, interesses e necessidades”.

Tornar-se professor é:
  • Sair da roda;
  •  Buscar o que de sensível há na vida;
  • Descobrir-se interessante;
  • Ver-se pensante e encontrar-se consigo mesmo numa busca incessante de si e do outro.
      No turno da tarde, eu não estava presente, pois também iniciava o ano letivo na Escola Jerônimo, mas quem participou desta segunda etapa de formação disse que muito interessante foi um video motivacional mostrado cujo titulo é "Bola cheia X Bola murcha", vale a pena conferir:
         Achei maravilhosa a mensagem que este vídeo nos passa!
        Que neste início de ano letivo  nosso balão esteja supercheio e que sejamos capazes também de fazer aquilo que Daniel diz que muitos não fazem: que estimulemos nossos companheiros de jornada a manterem também seus balões cheios.
        Que sejamos fortes para não estourarmos diante das primeiras dificuldades, que acreditemos que Deus nos criou para o sucesso, basta nos conectarmos com este sucesso.
       Bom início de ano letivo para todos nós.
      

Nenhum comentário: