Pra começar bem o dia...

Mostra ao mundo quem és e o que vieste fazer nele. O cartão de teus exemplos espelha tua identidade.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Conhecendo blogs - Parte III

Boa noite, alunos da EJA
         Conversamos em sala de aula sobre como as tecnologias de informação, em especial a internet, mudaram significativamente a vida das pessoas. 
         Através da nossa conversa, percebemos que a internet faz parte do cotidiano de muitos de vocês. A maioria participa das redes sociais, tem e-mail, mas poucos utilizam a internet como instrumento de aprendizagem e informação.
           Com esta atividade, vamos conhecer um pouco mais sobre os blogs. Portanto, leiam com atenção o texto abaixo, sigam as instruções e bom trabalho!!!

        O blog, ou weblog, é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. A pessoa que administra o blog é chamada de blogueira(o). Alguns são atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia. Cada atualização ou publicação no blog é chamadas de post (postagem).
       Quando surgiram, os blogs tinham caráter puramente recreativo, eram usados como “diários virtuais”, on line, onde as pessoas, especialmente jovens, expunham suas ideias, narravam o que acontecia em suas vidas. Com o tempo os blogs foram se tornando espaço de disseminação de ideias e informações mais consistentes, pessoas conhecidas e empresas passaram a utilizá-los também.
       Os blogs tornaram-se o “endereço virtual” de muitas pessoas e empresas e perdeu o status inicial de “diário”, tornando-se, além de tudo, fonte de obtenção de informações, ferramenta de trabalho e auxílio de diversos profissionais, especialmente jornalistas, repórteres e professores.

    Agora vamos conhecer mais detalhadamente estes ambientes virtuais visitando alguns blogs.
Inicialmente explorem este espaço, visitem outras postagens e escolham pelo menos uma para publicar um comentário.
Em seguida, observem os links abaixo, eles os levarão a diversos blogs. Escolham pelo menos três endereços, visitem, leiam, se quiserem façam  comentários e relatem no trabalho escrito que deverão entregar no final desta atividade os blogs que escolheram, como é cada um dos espaços que visitaram, qual mais chamou a atenção de vocês e por quê.

       Escrevam um pequeno relatório desta atividade e entreguem à professora até o dia 04/09/2012.
     Em sala de aula, vocês lerão um texto de Fal Azevedo, ela conta  como os blogs podem enriquecer nosso dia-a-dia, inclusive na escola.
       Espero que daqui a pouco, vocês estejam também fazendo parte do "mondo blog" postando as produções e trabalhos desenvolvidos na turma, quem sabe criando seus próprios blogs ou lendo e participando de blogs interessantes. 
                                                                               Até breve!

7 comentários:

Unknown disse...

Olá Educadora Soninha, Felicidades!

Estou aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

DIVULGUE SEU BLOG no EDUCADORES MULTIPLICADORES e fique em evidência. Compartilhe saberes!

A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, mas você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos.

Esta parceria é exclusiva para blogs de Educadores e Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas de todo o Brasil e Portugal. Amplie seu público!

Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx (Divulgaremos seu blog também nas redes sociais): MARQUECOMX

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Irivan Rodrigues

António Pereira disse...

Olá, Soninha.
Seja bem-vinda à família dos multiplicadores!
Abraço desde Lisboa.
António Pereira
http://acordo-ortografico.blogspot.com
http://portuguesemforma.blogspot.com

Erica Bosi disse...

Olá multiplicadora!

Gostei desta ideia de envolver os alunos no mundo dos blogs. Parabéns pelo trabalho.

http://www.educasempre.com/

Anônimo disse...

OLÁ MINHA AMIGA MULTIPLICADORA!!! VIM CONHECER SEU BLOG. AMEI!!! GOSTEI MUITO E ESTOU SEGUINDO.
COM RELAÇÃO A ESTE POST ACHEI MUITO INTERESSANTE.
AMIGA, TENHO UM GRUPO DE DIVULGAÇÃO DE BLOGS CHAMADO ENTRE BLOGS, SE QUISER PARTICIPAR E DIVULGAR SEU BLOG, É SÓ SE INSCREVER.

BJUUSS


CRIS
Entre Blogs Grupo de Divulgação

Fan Page Cristãos em Construção

Blog da Professora Soninha disse...

Obrigada a todos que visitaram este espaço de interação.
O tempo é curto, mas sempre que posso visito os blogs de vcs.

Toninha Borges disse...

Participei da entrevista Fala Multiplicador ficaria muito feliz se desse uma passadinha no meu blog Educar - O primeiro passo e deixasse um comentário.
Bju

José Carlos disse...

Realmente o blog é uma ferramenta que tem nos ajudado muito em nosso trabalho em sala de aula, já que estamos diante de uma realidade digital.