Pra começar bem o dia...

Mostra ao mundo quem és e o que vieste fazer nele. O cartão de teus exemplos espelha tua identidade.

domingo, 17 de julho de 2011

UCA: Modificando padrões e trazendo o mundo para dentro da sala de aula

          Desde o ano passado, contamos com uma nova realidade nas escolas municipais de Candiota: é o Projeto UCA que chegou para revolucionar a educação e a vida de todos nós.
           Lembro que no início tudo parecia muito difícil, com o passar do tempo fomos nos adaptando e, motivados pela possibilidade de trazer o mundo para dentro de nossas salas de aula, oportunizando aos alunos uma aprendizagem mais significativa e atraente, hoje conhecemos bem mais o importante recurso que temos em mãos.
          As dificuldades ainda existem e são muitas, especialmente no que diz respeito à internet em nossa escola, neste ano passamos vários meses sem acesso, o que inviabilizou muito o trabalho.
          Mas todas essas dificuldades são comuns no início de um grande projeto como o UCA, daqui a algum tempo riremos juntos de todas essas dificuladades.
         Realmente é um grande desafio... especialmente porque este desafio mexe com padrões de trabalho que conservamos há muito tempo e, toda mudança requer coragem e a consciência da necessidade de mudar.
          Eu, particularmente, aceito este desafio, quero que o UCA faça parte de minha prática pedagógica e que eu, meus colegas e alunos cresçamos juntos com todas essas mudanças.
          Há poucos anos (desde 2007) comecei a ter acesso ao mundo da informática e isso, incontestavelmente mudou muito minha rotina de trabalho.
         Tenho e-mail, faço muitas pesquisas na internet, mas não tinha um blog e esta oportunidade oferecida pela formação do UCA enriquece ainda mais meus conhecimentos e cria novas possibilidades ao fazermos uso desse excelente recurso que abre espaço para a divulgação do trabalho que desenvolvemos, bem como a troca de experiências e reflexões sobre nossas práticas e vivências.
          Estamos ainda no começo de uma nova era na educação de Candiota, que possamos, de mãos dadas com o UCA fazermos as mudanças necessárias em nosso processo educacional, adequando-o à realidade do século XXI e preparando-nos para enfrentar o futuro.

Nenhum comentário: