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domingo, 14 de abril de 2013

Sequência didática - HQ - Totalidade 3 EJA


Escola Municipal de Ensino Fundamental Neli Betemps
Educação de Jovens e Adultos – Totalidade 3– Turma: 32
Plano de aula de acordo com a concepção metodológica dialética
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Professora: Sônia Marques
1º semestre de 2013

  • Fala significativa: “Não adianta ter dinheiro se os pais não dão carinho”.
  • Problematizações:
Carinho é mais importante que dinheiro?
É possível comprar o afeto dos familiares?
Como o dinheiro interfere no relacionamento familiar?
Como tratar as questões financeiras em um relacionamento?
  • Recortes do conhecimento:
Família e Conflitos familiares (ontem e hoje);
Valores sentimentais e financeiros;
Leitura e interpretação de textos;
Letra e fonema;
Classificação das palavras quanto ao número de sílabas;
Classificação das palavras quanto à sílaba tônica;
Encontros consonantais e dígrafos;
Encontros vocálicos (ditongo, tritongo, hiato);
Produção de texto a partir da reflexão feita através da leitura dos textos e conversas;

  • Estudo da realidade:
Atividade 1
Questionamentos e escuta:
A partir da fala acima, apresentaremos os seguintes questionamentos:
  • Carinho é mais importante que dinheiro?
  • É possível comprar o afeto dos familiares?
  • Como o dinheiro interfere no relacionamento familiar?
  • Como tratar as questões financeiras em um relacionamento?

  • Organização do conhecimento:
Atividade 2

  1. Observa a tirinha abaixo:


  1. Responde:
  1. O que o personagem da tira diz que fazia para ganhar o que queria dos pais?
  2. O que ele fazia dava certo? Por quê?
  3. Por que o personagem diz que era ele quem mandava?
  4. Comenta as atitudes do personagem da tira?
  5. Comenta as atitudes dos pais da personagem?
  6. Qual a consequência das atitudes dos pais da personagem na formação moral do filho?
  7. Qual a relação entre o conteúdo desta tira e a fala significativa apresentada anteriormente?
  1. Marca a resposta certa:
  1. Meus pais sempre me deram tudo o que eu quis...” Assinala a alternativa em que as duas palavras deste trecho possuem dígrafo:
    a) meus, pais                                                                 c) sempre, quis
    b) me, tudo                                                                    d) eu, o
  1. Meus pais sempre me deram tudo o que eu quis...” A palavra deste trecho que possui encontro consonantal é:
    a) Meus                  b) pais                c) sempre               d) quis
  1. Era só chorar, gritar, espernear! Rá”! A palavra deste trecho que possui mais letras que fonemas é:
a) era              b) chorar                        c) gritar              d) espernear
  1. Era eu que mandava...” As palavras deste trecho que possuem o mesmo número de letras e de fonemas são:
    a) Era, eu                                                         c) era, que
    b) eu, que                                                        d) que, mandava
  1. Então, hoje, se eles não me dão o que eu quero, eu bato neles.” Assinala a alternativa em que a palavra é oxítona:
    a) hoje                           b) não                     c) quero                 d) então
  1. Assinala a alternativa em que a palavra retirada da tira é paroxítona e trissílaba:
    a) acostumado                b) contrariado          c) criança              d) então
Encontros vocálicos
Observa as palavras em destaque nestes trechos da tira:

Meus pais sempre me deram tudo o que eu quis”
Quando eu era criança, não fui acostumado a ser contrariado
Vamos separar as sílabas destas palavras:
Meus meus (esta palavra não se separa, é monossílaba)
Pais pais (esta palavra não se separa, é monossílaba)
Eu eu (esta palavra não se separa, é monossílaba)
Criança crian- ça
Não não (esta palavra não se separa, é monossílaba)
Fui fui (esta palavra não se separa, é monossílaba)
Contrariado con – tra – ria – do
Os encontros em destaque são chamados encontros vocálicos e se classificam em:
  1. Hiatos: Neste encontro, os dois sons vocálicos ficam separados em sílabas diferentes.(vogal + vogal)
Ex: crian- ça con – tra – ria – do
  1. Tritongo: Neste encontro, os três sons vocálicos são pronunciados juntos, na mesma sílaba.(semivogal + 








    + vogal +  semivogal)



     



Ex: de-sa-guou i-guais U-ru-guai en-xa-guei

  1. Ditongos: Neste encontro, os dois sons vocálicos ficam juntos na mesma sílaba.
(vogal + semivogal ou semivogal + vogal) 




Ex: meus pais eu não fui
  1. Marca a resposta certa:
  1. Era só chorar, gritar, espernear! Rá”! Na palavra em destaque há:
    a) ditongo           b) tritongo          c) hiato                d) dígrafo
  1. Então, hoje, se eles não me dão o que eu quero, eu bato neles.” Nas palavras em destaque há, respectivamente:
    a) hiato, ditongo, ditongo                                         c) ditongo, hiato, ditongo
    b) tritongo, hiato, ditongo                                        d) ditongo, ditongo, ditongo
  1. Quando eu era criança, não fui acostumado a ser contrariado”. Na palavra em destaque há:
a) dígrafo, encontro consonantal e hiato
b) encontro consonantal, dígrafo e ditongo 
c) hiato, ditongo e encontro consonantal
d) tritongo, dígrafo e hiato
  1. Quando eu era criança, não fui acostumado a ser contrariado”. Assinala a alternativa em que as duas palavras possuem ditongo: 
    a) Quando, eu                                                          c) não, contrariado
    b)Eu, era                                                                 d) criança, não

4 comentários:

Ana Márcia disse...

Também sou multiplicadora e passei para fazer uma visitinha e adorei, porque seu blog é show. Aguardo uma visitinha. http://criandoealfabetizando.blogspot.com

Cristiane Reis disse...

Olá querida passei para te visitar, sou sua seguidora através do grupo “Educadores Multiplicadores”, excelente post...Bjos!!!
Blog Ensinar é Aprender

Irivan Rodrigues disse...

Multiplicador(a), a vida daquele blog depende de você!

Dê a sua opinião, não deixe que mais um blog morra!

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2014/04/multiplicadora-nao-deixe-que-mais-um.html

Contamos com a sua presença! Desde já, agradecemos por sua visita.

Irivan Rodrigues

Anônimo disse...

Gostei muito das informações do blogue! Apenas gostaria de saber qual significado das letras em maiúscula RGS no início do teu blogue?Não é a sigla do Rio Grande do Sul ou será que é?